quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bolo de Coco e Mirtilos

                 A idéia pra este bolo surgiu da sobra da massa de uma encomenda de cupcakes....gosto de fornecer os cupcakes sempre fresquinhos e como sobrou massa, optei por usa-la pra um bolo grande pra nós aqui de casa... ainda não encontrei a solução perfeita para quando tem encomenda de poucas unidades e não dá pra reduzir a receita da massa...mas enfim...nada vai pro lixo!!!rs.
                A receita era de cupcake de côco que mais uma vez, tirei do blog  quefofurice, da Sam...Para a versão bolo família, acrescentei mirtilos e usei o côco fresco ao invés do seco. Para um toque final, usei uma curd de limão e o resultado não poderia ser melhor!!! Vai ai a receita de um bolo delicioso com a cara do verão....macio e refrescante...já comeu um bolo assim????




                      Ingredientes:
                                         200g de manteiga
                                         1/2 xíc. de leite de côco
                                         2 xíc. de açúcar
                                         4 ovos grandes
                                         1/3 de xíc. de leite
                                         3 xíc. de farinha de trigo
                                         100g de coco (usei o fresco ralado grosso)
                                         1c. sopa de fermento
                                         1c. sopa de extrato de baunilha
                     Pré aqueça o forno 180oC . Bata bem a manteiga, o açúcar e o leite de coco em velocidade média alta, por 5 min. Junte os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Junte o leite e a farinha de trigo peneirada e bata mais um pouco. Ponha mirtilos ou qualquer outra fruta vermelha( passe na farinha de trigo antes para não afundar). Acrescente o extrato, o fermento e bata com a mão mesmo, o suficiente para misturar. Leve ao forno e deixe até dourar ou, faça o teste do palito!!

                   Para a Lemon Curd:
                                      3 gemas
                                      125g de açúcar
                                      56g de manteiga\
                                      93 ml de suco de limão siciliano
                  Leve todos os ingrediente numa panela de fundo grosso e em fogo baixo. Mexendo sempre cuide para que a curd não ferva....quando começar a fazer vapor na panela, tire do fogo e mexa por alguns segundos. Quando começar a engrossar, e a cor ficar" brilhante" tire do fogo e passe por uma peneira( jogue fora a parte grossa que ficar na peneira). Leve á geladeira pra ficar mais grossinho...e esta pronto pra usar....