domingo, 29 de julho de 2012

Cocada Mole da Bisa

                     Esta é uma receita que roda na família a décadas...mas, até hoje segundo minha mãe, ninguem conseguiu reproduzir fiélmente" do jeito" que a bisa fazia!!!rs. Calda brilhante, grossa e "vidrada" .... com base nessas informações e com uma receita, digamos, com muito poucos detalhes, resolvi tentar fazer a famosa cocada mole da bisa... Pra mim e pro meu marido, ficou maravilhosa!!! E olha que meu marido não é nadinha adepto de receitas que levam côco... Coloquei numa compoteira, que aliás, fazia parte da coleção da Vó, que tentou inúmeras vezes acertar a fórmula mágica de sua mãe, segundo ela mesma, sem sucesso (se bem que pra mim todas as tentativas ficaram deliciosas, inclusive as da minha mãe).
                      Ingredientes:
                                     1 côco ralado fresco
                                     500g de açúcar
                                     300ml de água (eu usei 100ml da água do próprio côco)
                                     cravo da índia á gosto
                                     3 gemas batidas
                      Ferva a água com o açúcar, até formar uma calda em ponto fio. Retire do fogo e junte o côco ralado,os cravos e as gemas batidas. Volte ao fogo e deixe ferver até desgrudar do fundo da panela.
                     Parece simples, mas todo segredo está no ponto da calda. Faça testes colocando um pouco de calda entre os dedos, puxando os dedos a calda deve fazer um fio (sem resistência).
                                                


                     Agora, vou levar a compoteira e ouvir os depoimentos de quem teve a sorte de provar o doce feito pela minha bisa...rs. De qualquer maneira, na minha opinião ficou incrível!!!!! APROVADÍSSIMA!!