terça-feira, 24 de julho de 2012

Broinhas de Fubá

                  Gente, estou amando este mundo do blog... nunca imaginei que fosse encontrar tanta riqueza...tanto em receitas, quanto de conteúdo... coisas engraçadas, situações em comum, e descobertas incríveis!!! Esta receita encontrei no blog Pecado da Gula, que aliás esta repleto de receitas interessantes. Também sou nova no mundo dos pães e como recentemente e pra minha surpresa e satisfação acertei uma receita, resolvi me aventurar novamente e deu suuuper certo!!! A broa cresceu muuuito, ficou fofinha e conscistente do jeito que eu gosto...dobrei a receita, pois tinha muita gente para devorá-la...e foi aprovada por unanimidade...rs


           Ingredientes:
                            60g de manteiga sem sal
                            250 ml de leite morninho, quase frio
                            250 ml de água morninha, quase fria
                            2 c.sopa de fermento seco pra pão
                            120g de açúcar
                            900kg de farinha de trigo
                            300g de fubá
                            1 c.sopa de sal
                            3 ovos grandes batidos
          Derreta a manteiga  no leite e deixe amornar. Numa bacia, misture um pouco mais da metade do trigo (reserve o restante para sovar a massa) e o fubá. Faça um buraco no centro e ponha o fermento, o açúcar, o leite morninho e mexa com uma colher. Acrescente os ovos batidos e vá misturando ao trigo. Neste ponto juntei o sal, que não deve ser misturado diretamente ao fermento. Em seguida vá juntando a água.
         Polvilhe a bancada com farinha de trigo e derrube a massa para começar a sovar. Vá acrescentando trigo aos poucos (não excedendo as 900g pesadas no começo) até a massa desgrudar das mãos.
         Dica 1: por várias vezes ao sovar a massa, lave bem as mãos com agua morna, seque bem e volte a sovar. Isso ajuda a vc perceber melhor a necessidade ou não de acrescentar trigo, além do calor das mão ja ir ajudando no crescimento da massa. Se for inevitavel, ponha mais trigo.
         Cubra a massa com um pano seco e deixe a massa crescer em local fechado,(dentro do forno ou microondas) até dobrar de volume.
         Faça bolinhas ou modele para forma de pão grande se quiser, em forma forrada com papel manteiga, deixe dobrar de tamanho novamente. Pincele com um pouquinho de ovo batido e polvilhe com fubá.
         Pré aqueça o forno médio (180-200) e asse até dourar. Cuidado para não assar demais, eu acabei dormindo e deixei a primeira fornada no forno depois que desligou...quase seca demais....mas mesmo  assim ficou uma delícia...rs.