quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cardamomo...

                  Fazia tempo que não falava sobre  especiarias...mas hoje, usei uma que virou meu xodó.E me deu vontade de compartilhar...o cardamomo!!
                  Super versátil, o cardamomo (Elettaria cardamomum) pode ser usado em doces, salgados e bebidas!! A parte que usamos, é o fruto, de uma planta da família do gengibre e que é originária do sul da índia, onde é amplamente usada. Na hora de comprar, vale ficar atenta a cor...os de melhor qualidade são os de cor verde, pois os clarinhos ou estão velhos, ou foram colhidos fora de época. Os romanos, usavam o cardamomo para aliviar problemas digestivos, urinários e té para emagrecer!!!Acredita??  Além de ajudar a emagrecer, pois atua como laxante e diurético, essa sementinha tem várias propriedades curativas!!! Bom demais...sem contar o aroma e o sabor incrível desta preciosidade!!!!!!
                                               

Biscoitos de Nozes e Especiarias !!!

                       Vou confessar... apesar de bem gostosas as bolachinhas de nata que fiz ontem não fazem muito meu tipo.... prefiro as que derretem na boca e com sabor intenso... E como não consigo ficar em paz com a cozinha, enquanto não  me surpreendo  com novas descobertas, fui fazer arte novamente... mesmo correndo o risco de não me conter e comer tudo no fim de semana.. rsrs. Resultado? Fiz os melhores biscoitinhos da minha vidaaaa, até agora, claro!rs.
                                                  
                       Ingredientes:
                       1 xíc. de farinha de trigo
                       1/2 xíc.de açúcar mascavo
                       6 gominhos de cardamomo (usar as sementinhas de dentro)
                       1 c.café de gengibre em pó
                       1 c.café de cravo em pó
                       1 c.café de canela em pó
                       1/2 cálice de rum
                       50g de manteiga (temperatura ambiente)
                       1 gema
                       50g de nozes bem picadinhas
                       passas á gosto
                       1 pitadinha de sal (bem pouquinho)
                       1 c.café de fermento
                       farinha de trigo q/n
                      
                       Misture  a manteiga com o açúcar e a gema muito bem, coloque os outros ingredientes  e vá adicionando a farinha aos poucos, até virar uma massa lisinha. Forre o fundo de uma forma com papel manteiga , faça bolinhas,aperte com o garfo e asse em forno médio por aproximadamente 20min. Polvilhe com cacau em pó, fica divino!!!  Agora sim...feliz da vida!!!!
                       O sabor ficou incríiivel! Pra quem gosta de especiarias vale muito a pena experimentar esses biscoitinhos, que combinaram perfeitamente com as nozes e passas. O sabor do cardamomo se sobressai e o perfume é alucinante. A crocancia  ficou ideal, sem ficar duro. Amei!