segunda-feira, 23 de julho de 2012

Duo Ganache

          Sobremesa com poucos ingredientes, fácil de fazer e deliciosa....pra que mais!!! A versatilidade da ganache é indiscutível, pra mim, uma das melhores invenções com o chocolate!!! Coberturas, recheios, densa ou cremosa, não tem erro, sempre fica divino!!! Dessa vez, a ganache é a estrela da sobremesa em porção individual (e única), que fiz especialmente pro maridão,( afinal ele não é obrigado a se abster do açúcar comigo)rs.
          Fiz um duo de ganache de chocolate branco com ganache de amoras (blackberries).Usei leite, o que deu uma consistência cremosa ao ganache, se desejar mais firme, use creme de leite, que ficará igualmente incrível!!! 
         Esta receita é para uma porção, se desejar, é só dobrar ou triplicar as medidas!!!
    
                            Ingredientes:
                                      200g de chocolate branco picado
                                      60 ml de leite
                                      200g de blackberries
                                      2 c.sopa de açúcar de confeiteiro
                                      1 pitadinha de sal (bem pouquinho )
                            Esquente o leite até quase ferver, retire do fogo e coloque o chocolate branco. Mexa até derreter o chocolate.
                            Separe uma parte da ganache e misture á ela, 100g de blackberries amassadinhas com um garfo, grosseiramente. Adicione 1 colher de açúcar de confeiteiro, e a pitadinha de sal pra realçar o sabor do doce e  mexa bem, disponha na forma que vc irá usar pra montar e leve pra gelar até ficar firme. A outra parte do ganache, também deverá ir para a geladeira para endurecer um pouco antes da montagem. Depois que a ganache branca estiver mais firme, bata vigorosamente com um fouet ou na batedeira, para ficar mais cremoso. Despeje sobre a ganache de blackberries e volte á geladeira até endurecer bem (eu deixei de um dia p outro).
                           Com o restante das blackberries, fiz uma caldinha, simplismente amassando as frutinhas e misturando 1 colher de açúcar de confeiteiro!!( usei tambem bem pouquinho de geléia de brilho p dar um brilho extra). Acreditem ...ficou muito gostoso.....